“O PSD/Açores só tem respeito pelo INE - uma entidade credível - quando os números são do seu agrado ou quando se referem a outras regiões que não os Açores”, afirma Carlos Silva. O Deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores condena assim as mais recentes declarações dos social-democratas em relação aos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.
“É lamentável que o PSD/Açores continue a ignorar que a Região tem uma divida que representa apenas 41,6% do seu PIB, o que coloca os Açores como uma referência nacional e europeia ao nível da sustentabilidade da divida, desvalorizando assim o parecer de especialistas certificados, ignorando também a certificação pelo INE, pelo Banco de Portugal e Eurostat”, afirma Carlos Silva.
Carlos Silva esclarece que “tanto o Governo dos Açores, como o Partido Socialista, referiram números que são os mencionados por entidades credíveis como é o caso do INE, do Banco de Portugal e do Eurostat”, pelo que o PSD/Açores, “ao invés de estar a atacar o vice-presidente e o Governo dos Açores, está é a pôr em causa entidades certificadas e habilitada”. O deputado não tem dúvida de que “se fosse na Madeira o PSD já considerava INE uma entidade credível”.
“Numa ânsia desenfreada de atacar o bom estado das finanças públicas dos Açores, o deputado do PSD/A revela uma total desconsideração por uma entidade idónea e que merece o respeito de todos, quer as estatísticas sejam favoráveis ou desfavoráveis”, acrescenta o parlamentar.